Não seja um Mexeriqueiro.


“Não andarás como mexeriqueiro entre o teu povo; nem conspirarás contra o sangue do teu próximo. Eu sou o Senhor. Não aborrecerás teu irmão no teu íntimo; mas repreenderás o teu próximo e, por causa dele, não levarás sobre ti pecado.” – (Lv 19.16,17)  
  A ordem de Deus é bem clara, Ele fala para não andarmos no meio do povo de Deus como um mexeriqueiro. Bom, para entendermos melhor vou aderir um costume da D. Graciele rs, vamos lá no dicionário buscar o significado de tal palavra.

mexericar é: “Narrar em segredo e astuciosamente, com o fim de malquistar, intrigar ou enredar. Andar com mexericos; fazer intrigas”. E na definição de mexeriqueiro, encontramos o termo “leva-e-traz”, ou seja: fofoqueiro.

"..não deixarás de repreender o teu próximo, e não levarás sobre ti pecado por causa dele.”

   É muito importante sabermos discernir as coisas, o fato de você vê alguém fazendo algo errado ( pecando ) e conversar com essa pessoa para conversar ( abrir os olhos de tal ) não é ser mexeriqueiro, desde que você saiba fazer isso, sem acusações e sim aconselhamentos, converse com mansidão, como a palavra de Deus nos aconselha.
  Ser mexeriqueiro seria você decidir não abrir os olhos de tal pessoa mas sair por aí espalhando o que viu para todos. Precisamos reconhecer que o mexerico é instigado por Satanás; portanto, ele não é apenas a voz de uma pessoa que está pecando, mas é uma voz maligna, a voz do próprio diabo e é você quem vai escolher se vai deixar ele falar por você ou não !

“Irmãos, se um homem chegar a ser surpreendido em algum delito, vós que sois espirituais corrigi o tal com espírito de mansidão; e olha por ti mesmo, para que também tu não seja tentado”. – (Gl 6.1)

  Além de nos aconselhar a agir com mansidão, fica bem claro que o mesmo pode vir a acontecer com nós mesmos, por isso não devesmo julgar, lembre-se que quem está de pé tem que viver o tempo todo vigiando para não cair.

“Há seis coisas que o Senhor detesta; sim, há sete que ele abomina: olhos altivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente; coração que maquina projetos iníquos, pés que se apressam a correr para o mal; testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contenda entre irmãos.” – (Pv 6.16-19)

  Salomão apontou o sétimo fato como o que Deus abomina : o que semeia contenda entre irmãos.
  Semear contenda entre pessoas é algo que um mexeriqueiro consegue fazer facilmente, quantas são as contendas que encontramos na igreja justamente por uma fofoca que alguém causou?! Uma mentira inventada por um mexeriqueiro, que rapidamente se espalhou por toda a igreja e acabou causando um problema enorme.

“O que anda mexericando revela segredos, mas o fiel de espírito encobre o negócio.” – (Pv 11.13)

   O que vê seu irmão falhar, e em vez de espalhar a quem encontra, decide guardar silêncio, é chamado fiel de espírito. Só que guardar silêncio não significa você ver aquela pessoa no erro e ficar quieto, não .. não e não ! Fazendo isso você estaria compartilhando o pecado com tal, e isso faria de você tão pecador quanto ela, como citei acima, o certo é você conversar com ela para abrir os olhos de tal, como pode um cristão ver outro no erro e ficar de braços cruzados ? vai deixar o diabo continuar agindo? se deleitando? vai permitir que aquele cristão se perca de vez sendo que você pode mudar essa situação?!
   Seja sábia amiga, não devemos nos preocupar somente com quem ainda não conhece a Deus, aliáz tem muitas pessoas que estão na igreja e ainda não O conheceram e esse pode ser o principal fato de ela estar no erro.

“ Que nenhum de vós, entretanto, padeça como homicida, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se entremete em negócios alheios ”. – (1 Pe 4.15)


        Fiquem firmes e não sejam motivos de fofocas em sua igreja, sejam sábios .. sejam puros.


Thalita Andrade :-)

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, obrigada por visitar o blog,espero ter ajudado em algo, fique à vontade para compartilhar a sua opinião (:

Seguidores

Vivemos Pela Fé Copyright © 2013 - Todos os Direitos Reservados